Depois de muito planejamento, a Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris, volta para a sua 32ª edição. Pioneiro na América Latina, será o primeiro evento presencial do setor desde o início da pandemia.
Nos últimos meses o setor de turismo e eventos se reinventou, usando a tecnologia como sua principal aliada. Mais do que uma medida para o futuro, ela se mostra essencial para o crescimento do setor e o ecossistema do turismo mundial. Por isso, essa edição traz novos espaços direcionados para o segmento de saúde e adaptação das necessidades atuais do mercado.
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O foco do Festuris em 2020, é ser um modelo para às feiras e eventos que ocorrerão no primeiro semestre de 2021. Com redução de participantes, maior espaço entre os estandes, além de obrigatoriedade de agendamento das reuniões em todos os segmentos da feira.
Em 2019, o evento bateu recordes de visitantes. A proposta desse ano é a segmentação por nichos, como os Espaços Saúde com produtos e serviços focados em higienização e prevenção. O Green Experience, com propostas sustentáveis. Os tradicionais Espaços de Espiritualidade, pensando no turismo religioso, além de Luxury, Wedding, Tecnologia e Inovação, MICE, LGBT e Business.
O horário da feira foi ampliado, iniciando às 12 horas e encerrando às 19 horas. Pela manhã, ocorre o Connection-Meeting, evento com dois palcos de conteúdo com grandes nomes do Turismo e Eventos do Brasil. Entre os temas estão: empreendedorismo, inovação, tecnologia, marketing, segurança sanitária, sustentabilidade e espiritualidade.
O mercado de eventos mudou nos últimos meses e muitas empresas se uniram para criar novas soluções. Entre elas, a BCS Eventos e a Marcopolo Next, que realizaram uma imersão para um credenciamento on-line.
“A Next forneceu o equipamento, o totem, já com o dispositivo de medição de temperatura e um dispenser de álcool em gel”. Explica Elton Guedes, coordenador operacional da BCS. “Enquanto a BCS entrou com o controle de acesso via QR-Code, que valida o crachá e mostra para o visitante se ele está liberado para entrar no evento”.
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A leitura é feita de forma autônoma, no modelo de auto atendimento. Verificando inclusive se o visitante está de máscara, assim como a leitura do crachá do evento.
Além das soluções em conjunto com a Marcopolo Next, a BCS fez uma integração de sistema com a Lets Events, uma empresa de ingressos. Onde a venda de ticket foi realizada pela Lets Events e a BCS Eventos entrou com a parte de retirada de credenciais e controle de acesso.
Foto: Festuris 2017