Hoje em dia todo mundo tem um pouco de curiosidade sobre os grandes criadores do mundo moderno. E aqui não estamos falando de Bill Gates e o Windows ou Steve Jobs e a Apple. A nossa história de origem sobre a tecnologia começa bem antes. Afinal, o que seria da internet, dos computadores, se não fosse o trabalho de um programador?
Tudo começa em 1823, quando Charles Babbage ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Cambrige para criar uma proposta de calculadora que teria capacidade de calcular até a vigésima casa decimal.
Mas essa história não é sobre Charles Babbage, mas sim sobre a Condessa Lovelace.
Ada Augusta King foi incentivada desde criança pela mãe, Anne Isabella Byron, uma estudiosa de matemática, a seguir uma carreira cientifica ao invés de se perder no mundo da poesia, como havia acontecido com o pai da Condessa, o famoso escritor Lord Byron.
Condessa Lovelace foi responsável por criar o primeiro algoritmo, possibilitando a computação da sequência de Bernoulli, também conhecida como Lei dos Grandes Números, em 1843. Capaz de calcular probabilidades, sistema que é usado com frequência na criação de jogos nos dias atuais.
Infelizmente, as notas de Ada Lovelace só foram publicadas 100 anos depois e, assim como o a Máquina de Babbage foi reconhecida como o primeiro modelo de computador, o algoritmo de Ada Augusta King foi nomeado como o primeiro criado para ser implementado em um computador.
A Condessa Lovelace faleceu 1852, devido a um câncer no útero. Anualmente, na segunda terça-feira de outubro, é comemorado o “Ada Lovelace Day”, em homenagem a primeira programadora da história. Em uma profissão dominada pelo sexo masculino, vale salientar a importância das mulheres nesse mercado, em sua equipe, a BCS Automação também conta com uma mulher no time de programadores.