Novas tecnologias surgem diariamente e a NFC não é diferente. Criada a partir do RFID, Radio Frequency Identification, ou Identificação Por Frequência de Rádio em português, a NFC – Near Field Communication (Comunicação Por Campo de Proximidade), está se tornando mais popular que sua antecessora.
Na NFC as informações também são trocadas através de ondas de rádio, sem a necessidade de um cabo USB. Sua maior diferença é o campo de alcance, que pode ser de 2 a 10 centímetros, essa limitação foi feita para deixar a transferência de dados mais segura.
Startups X Modelo Tradicional de Negócio
No início a NFC foi criada para substituir os cartões de crédito, mas essa é apenas uma das suas aplicações. Em Tóquio, no Japão, a NFC é usada para comprar tickets de metrô, ingressos para shows e até mesmo para ver preços nas prateleiras dos supermercados.
Em eventos, a NFC pode ser usada para o controle de acesso junto as credenciais dos visitantes. A NFC funciona através de um chip ou uma antena minúscula no celular, relógios smart também possuem essa ferramenta. Considerada mais barata que a RFID, a NFC pode ser usada em cancelas de estacionamento enquanto a RFID para controle de longa distância.
Como montar uma campanha de E-mail Marketing
Diferente também do bluetooth, a NFC não precisa de pareamento, a transferência de arquivos pode ser de fotos, áudio e qualquer tipo de dados.
Entendeu tudo? Se tiver alguma dúvida sobre RFID, você pode conferir mais detalhes em uma matéria que escrevemos sobre o assunto, clicando aqui.
Gostou da matéria e quer ler mais sobre esse assunto? Então deixa sugestões na nossa caixa de comentários, ou entre em contato com a nossa equipe através do e-mail marketing@bcseventos.com.br
Imagem: Macrovector_official