Evento reúne, em nove palcos, palestras voltadas para tecnologia, ciência, negócios e impactos
Um festival de inovação e empreendedorismo reúme pelo menos 3 mil pessoas até o final desta quinta-feira no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. O Tecnopuc Experience conta com mais de 90 atividades e 200 speakers para promover uma imersão focada em tecnologia, ciência, negócios e impacto no ambiente de inovação. O evento faz parte da Semana Acadêmica Integrada da Universidade, e reúne empresas, startups, universidades, comunidade empreendedora e o público em geral.
Entre os palestrantes, estão convidados nacionais e internacionais, com pessoas que representam diferentes organizações dee universidades, empresas, startups e governo, para tratar de inovação e empreendedorismo. Entre eles, estão representantes da ciência, como Pierre Lévy (pesquisador francês da cibercultura) e Luiz Henrique Catalani (Inova USP); do mercado, como Breno Renato Strüssmann (Mercur) e Grazi Mendes (Thoughtworks); do empreendedorismo, como Ana Helena Ulbrich (co-fundadora da NoHarm.ai, presente na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em IA em 2025, pela revista Time); e da área de investimentos, como Claudio Gastal (presidente do Badesul).
"É um dia em que a gente abre as portas para mostrar toda a inovação que acontece aqui ao longo do ano. Como essa comunidade é muito ampla e diversa, são 320 organizações e 6 mil pessoas, é um festival festival de inovação e empreendedorismo, onde damos visibilidade para tudo isso", diz Daniela Carrion coordenadora de relacionamento do Tecnopuc Experience.
Trilhas temáticas
Nesta edição, a programação está estruturada em seis trilhas de conhecimento: Criatividade, Pessoas, Impacto, Ecossistema, Ciência ao Mercado e Startups, ocorrendo simultaneamente nove palcos. O Ecossistema, por exemplo, materializa a geração de inovação do Parque. O Ciência ao Mercado mostra a função de um parque científico e tecnológico como ttransformador de conhecimento. Já as startups evidenciam o resultado do conhecimento gerado na universidade. Já na trilha de Criatividade, o palco é focado no desenvolvimento de games e das indústrias criativas. A trilha Pessoas é voltada a talentos e organizações que estão buscando qualificar-se e se inserir dentro do mercado de trabalho, mas também para recrutadores, discutindo como adaptar organizações para que sejam espaços atrativos a diferentes gerações.
Nos hubs temáticos, serão 10 hubs em áreas específicas, desde a indústria criativa de jogos até saúde e educação. No espaço, estão também 30 estandes de exposição de startups, com agenda pensada para o desenvolvimento de negócios e para startups convidadas, abrindo oportunidades para investidores.
No palco Arena South Summit, por exemplo, o palco está sendo voltado a impulsionar os games do Rio Grande do Sul, com palestras voltadas a discutir como o ecossistema se articula e pode se conectar com empreendedores da área.
Cristiano Max Pinheiro, coordenador da Arena South Summit, explica que os eventos são do projeto do Cluster de Games. O projeto é fomentado pela Secretaria de Inovação, gerido pela FAPESP. "Nós vamos ter diversos painéis, apresentando resultados de pesquisa, trazendo os atores nacionais, discutindo o ecossistema de jogos do estado e do país", explica. Entre os palestrantes, estão o Sebrae Nacional, associações de diferentes regiões do país, cluster de jogos e professores de universidades internacionais.
O público também poderá visitar a Feira de Tecnologia - espaço de exposição de soluções para diferentes desafios do mercado que estão sendo desenvolvidas no Tecnopuc e em ambientes parceiros, interagir com ativações de marcas parceiras e aproveitar a programação cultural.
Nesta manhã, também ocorreu o lançamento do BRDE Labs 2.0, programa de aceleração de startups desenvolvido pelo Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), em parceria com o Tecnopuc. O programa foca na jornada de consolidação das startups por meio da validação de players de mercado, com Provas de Conceito (POCs) com empresas âncoras convidadas pelo BRDE. O lançamento contou com a presença de Ranolfo Vieira Júnior, presidente do BRDE; Leonardo Busatto, diretor de Planejamento do BRDE e o Irmão Manuir José Mentges, reitor da PUCRS.
SERVIÇO
Evento: TECNOPUC EXPERIENCE 2025
Data: 30 de outubro de 2025
Local: Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – Porto Alegre/RS
A BCS Eventos estará presente com as soluções inteligentes da plataforma SIGEVENT:
- Módulo de Secretaria com autoatendimento
- Parametrização do módulo de pesquisa e certificado online
- Controladores de acessos
- Locação de equipamentos
- Suporte técnico presencial
Fonte: Correio do Povo (https://www.correiodopovo.com.br/notícias/economia/tecnopuc-promove-festival-com-imersao-na-inovacao-e-no-empreendedorismo-1.1663332) – Crédito Foto: Pedro Piegas