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SICC 2025 abre a temporada de forte negociação da indústria calçadista brasileira

13/05/2025
Feira é referência no país por oportunizar o primeiro encontro entre a indústria e o varejo nacional e internacional com lançamentos primavera/verão.
 
O SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, que acontece daqui a duas semanas, em Gramado (RS), será a primeira feira setorial deste ano e vai lançar as coleções para a estação primavera/verão, a maior temporada de venda da indústria que compromete 70% de toda a produção brasileira de calçados com vendas para o varejo nacional e para os compradores internacionais. “A nossa feira está vindo com a proposta certa para um mercado concentrado, onde o lojista vai fazer suas compras com toda a segurança necessária. Terá à disposição um mix variado e representativo”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira, que pontua o final do estoque das lojas com as vendas ocorridas no Dia das Mães, como um alavancador de compras especiais.  A feira acontece de 13 a 15 de maio, das 9h às 19h, no Centro de Eventos do Serra Park.  
 
O empresário destaca ainda que o varejo, mesmo com todas as tecnologias disponíveis com ferramentas que percorrem todo o circuito de um ponto de venda, ainda não consegue dispensar a participação em feiras. “Não importa se ele tem uma ou mais unidades físicas ou opera só com vendas online, ele precisa ver o conjunto de lançamentos, comparar preços das grandes indústrias, analisar as oportunidades de compras e tudo isso em um único ambiente, com menor esforço de deslocamento. Além disto, se mantem atualizado e consegue estabelecer uma negociação olho no olho com seu fornecedor e seu colega de profissão. Estes atributos são os valores das feiras e nós buscamos preservar e otimizar todos eles, criando espaços e clima perfeitos para uma interação e negociação durante três dias”, acentua Frederico Pletsch. Já Roberta Pletsch, outra diretora da Merkator, avança estes sinalizadores e lembra que a feira se realiza na serra gaúcha, local diferenciado, hoje o segundo destino mais visitado por turistas em toda a América Latina, com segurança, hotelaria, gastronomia invejáveis que garantem uma estadia confortável. “Estamos prontos para receber o lojista, dar acolhida ao industrial e também privilegiar os representantes e todos os profissionais do setor. O ano de vendas da indústria calçadista brasileira inicia na nossa feira”, finaliza Roberta Pletsch.
 
Outra atração é o eMerkator Talks que promove palestras com especialistas setoriais, unindo tendências de moda, tecnologia, comportamento de consumo e gestão de negócios. A grade de palestras é focada em oferecer insights práticos e soluções reais para o dia a dia das lojas e marcas do setor.
 
“Estamos ao lado do varejo oferecendo conteúdos que possam apontar novos caminhos para o incremento dos negócios a curto e médio prazos”, explica Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira.
 
“Temos consciência que uma feira que reúne um segmento tão importante, o qual gera milhares de empregos tanto na indústria quanto no comércio, não pode se restringir em apenas uma ponta do processo de comercialização é necessário oferecer ferramentas que possam inspirar expositores, lojistas e visitantes”, completa.
 
Ela sublinha que a curadoria dos conteúdos que serão apresentados selecionou cuidadosamente cada tema. Destaques da Programação:
 
13 de maio – Terça-feira
•11h: “Qual a tendência que vende?” com Juhlara Silva, estilista e diretora da Pirei Trends;
•14h: Inovação como vetor do desenvolvimento econômico, com Daiana Monzon, Secretária de desenvolvimento econômico da prefeitura de Novo Hamburgo;
•15h: Mercado infantil: tendências de moda e comportamento para vender mais, com Kátia Duarte, Cool Hunter de Moda Infantil e Content Creator do Pop Pop;
•17h: Como a Inteligência Artificial vai revolucionar a gestão das lojas de calçados, com Gillian Stuart, da Linx;
•18h: De Tendência a Referência: Construindo uma marca memorável, com Francinne Bacelar, do Sebrae Nacional.
 
14 de maio – Quarta-feira
•14h: Inovar no varejo de moda não precisa ser caro, com Alex Marques, da Data System;
•15h: Varejo Prateado: Tendência ou nova regra do jogo? com Mateus Piveta e Mariana Ostjen, da Geronto Fair;
•16h: 5 Segredos para sua loja de calçados vender mais, com Nathan Polete, executivo de vendas da Linx;
•17h: Os segredos da gestão de estoque eficiente para elevar o faturamento, com Rafael Reolon, diretor da Linx Retail e Renato Barboza, diretor da La Femme Calçados.
 
15 de maio – Quinta-feira
•10h: The South Base: Conectando tradição e inovação, com Christian Thomas, CEO da CT Shoes Solutions;
•11h: Comunicação olfativa como soft skill, com Ana Roig Aromas e Ana Lucia Albretch;
•12h: Presença Digital Inteligente, com o criador digital Albino Fashion.
 
PROMOTORA - A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.
 
 
SERVIÇO
Evento: SICC 2025 – Salão Internacional do Couro e do Calçado
Data:  13 a 15 de maio de 2025
Local: Serra Park – Gramado/RS
 
 
A BCS Eventos estará presente com as soluções inteligentes da plataforma SIGEVENT: 
  • Módulo de Credenciamento de lojistas e visitantes
  • Sistema de hospedagem
  • Módulo de Secretaria com gestão de credenciamento
  • Controladores de acessos
  • Locação de equipamentos
  • Locação de coletores de dados
  • APP para captura de leads
  • Suporte técnico no evento
 
Fonte: Site do evento – Assessoria de Imprensa: Marta Araujo – Crédito Fotografia: Dinarci Borges - FlashTOP