preloader image

São Paulo Boat Show 2024: Confira os mais de 40 barcos que serão lançados

18/09/2024
Novas embarcações de estaleiros consagrados do setor atracam no salão que acontece de 19 a 24 de setembro
 
O maior evento náutico da América Latina irá, mais uma vez, fazer brilhar os olhos dos apaixonados por barcos. Afinal, atracarão, mais de 40 lançamentos no São Paulo Boat Show 2024, com embarcações dos principais estaleiros do setor.
Com opções para todos os gostos, os novos barcos estarão à disposição do público de 19 a 24 de setembro, no pavilhão do São Paulo Expo. Confira, a seguir, os detalhes já divulgados de cada um deles.
 
Lançamentos aguardados que estão em sigilo
Alguns dos barcos que serão lançados no São Paulo Boat Show têm suas estreias mantidas em sigilo. Veja abaixo quais estaleiros terão novidades, mas não divulgaram spoilers:
Schaefer Yachts
NX Boats
NHD Boats (4 novos barcos)
Fishing (2 novos barcos)
Torpedo (2 novos barcos)
Masterboat
 
Lançamentos confirmados no São Paulo Boat Show 2024
Intermarine 60
Versão totalmente renovada de um modelo já consagrado da marca, a Intermarine 60 chega com novidades em cinco pontos principais: experiência visual, espaços, hard top, lounge de proa e design. Um dos pontos altos do barco está nas janelas panorâmicas sem colunas verticais, que proporcionam uma visão ininterrupta do mar.
A praça de popa, por sua vez, chega totalmente integrada ao salão, ao passo em que o hard top com fechamento de vidro aprimora tanto a estética quanto a funcionalidade do barco — já que permite que a luz natural inunde o fly. Destaque também para o novo lounge na proa, completamente renovado e equipado com sofás rebatíveis frente a frente e uma tenda integrada.
 
Azimut Fly 56
Definida por Francesco Caputo, CEO do estaleiro no Brasil, como uma “joia altamente complexa”, a nova Azimut Fly 56 traz linhas fluidas e cores suaves, com acabamentos primorosos. De acordo com a marca, a nova embarcação foi pensada para promover máxima integração e conforto do proprietário com os convidados em momentos de confraternização, além de privacidade quando a ideia for descansar.
A lancha traz conceito open, que conecta uma grandiosa praça de popa com as áreas de refeições, estar e banhos de mar. Amplas janelas realçam o contato com a natureza e promovem boa entrada de luz.
 
Triton Flyer 44
A Triton Flyer 44, como o próprio nome sugere, é uma embarcação de 44 pés. O modelo tem abertura em ambos os lados da popa, layout com sofá em L e proa que abraça quase todo o comprimento da boca máxima. Nela, encontra-se um solário, para quem gosta de aproveitar passeios diurnos, e uma mesa, para maior conforto dos passageiros.
Complementando a lista de atrativos dessa lancha com hard top estão três quartos, dois banheiros e cozinha. A novidade chega para ampliar o portfólio da linha Flyer, que já conta com uma 34 pés com t-top e uma 38 pés em versões com hard top e t-top — atualizações do modelo de 37 pés.
 
Evolve 400 HT e 360 HT (com motor de popa)
A Evolve 400 HT,  que chegará ao Boat Show equipada com motor de popa, chama a atenção logo ao primeiro olhar, principalmente pelo acabamento cuidadoso e ótimo aproveitamento de espaço interno. Larga, a boca tem 3,50 metros e possibilitou um corredor lateral de acesso à proa.
São, ao todo, quatro opções de layouts no barco: com dois camarotes, um banheiro e sala de estar com sofá pequeno; duas suítes, sem sala e cozinha na cabine; dois camarotes, um banheiro e sala de estar com sofá em L, com cozinha no salão e dois camarotes, um banheiro e cozinha, sem sala de estar e sofá.
Já a Evolve 360 HT, também com motor de popa, tem cobertura de fibra sobre boa parte do cockpit e teto solar rígido, de acionamento elétrico. A abertura é grande e garante entrada de muito sol, vento e grande luminosidade natural.
A lancha conta com cozinha no cockpit, acesso à proa por duas passagens laterais e pé-direito sob o hard top de 1,85 metro. O solário de proa, com encostos rebatíveis individuais e dois porta-copos na cabeceira, é bem largo para duas pessoas.
 
Azov Z380C
Modelo muito aguardado pelos clientes da Azov Yachts, a Z380C tem 12,40 metros de comprimento (40 pés). Segundo Paulo Rabelo, diretor comercial da marca, “mesmo sendo uma lancha com uma característica offshore (tipo de embarcação voltada ao desempenho), o estaleiro conseguiu “agregar uma cabine que tem conforto”. O diretor explica que há “um sofá em L, uma cozinha, cama para um casal e banheiro”.
De acordo o CEO Carlos Avelar, o barco “continua com o mesmo conceito” da versão open na navegabilidade — um dos grandes focos da empresa, que produz embarcações capazes de navegar com menos de 1 metro de profundidade.
 
Wellcraft 322 Sport Cabin
De acordo com a Wellcraft, a 322 Sport Cabin chega com o maior espaço livre na popa de sua categoria, além de uma cabine espaçosa e climatizada, que acomoda duas camas de casal e um banheiro privativo, equipado com chuveiro.
O conforto da cabine aliado ao amplo espaço na praça de popa é o que garante aos passageiros momentos agradáveis de lazer, mergulho e pesca. O piloto, inclusive, tem posição privilegiada para tudo isso, com visão 360º — o que assegura, ainda, total controle e segurança durante a navegação. A motorização recomendada para a lancha parte de dois motores de 300 hp a 400 hp, ou uma trinca de 300 hp.
 
Ventura V550 Fly
Tida como a nova versão do maior barco da história da Ventura, a V550 Fly compartilha das mesmas especificações de sua predecessora, a V550 HT. São 16,5 metros de comprimento e 4,4 metros de boca, com o adicional do posto de comando no fly. O cliente pode também, neste modelo, escolher o layout que melhor lhe agradar, com dois ou três quartos.
 
Coral 32 Sea Breeze
O modelo de 32 pés da Coral — que, por enquanto, não tem fotos divulgadas — tem como um dos maiores diferenciais o teto rígido com instalação de placas solares, alternativa que confere maior sustentabilidade ao barco. Outros destaques incluem o hard top modelo Sea Breeze e a garantia de 10 anos por parte da empresa.
 
Victory 425 Open Sea
A versão da nova Victory 425 Open Sea que será exposta no salão conta com hard top, motor Mercury Verado V10, joystick e outros itens especiais, como churrasqueira a carvão em inox — que também serve como grill e defumadora. O modelo, ainda sem fotos divulgadas, oferece bancada de popa com viveiro, geleira e pia. Os bancos retráteis para quatro passageiros podem ser fechados, de forma a garantir mais espaço.
A estação de comando do barco tem banco em U, virado para popa, permitindo que os passageiros naveguem atrás do comandante e copiloto. O banco ainda tem a opção de virar um solário para duas pessoas. A lancha traz, de série, um kit com cinco urnas térmicas, que permitem que o gelo dure até três dias, segundo a marca, com capacidade de cerca de 1,2 mil litros.
 
Fluvimar F Boat Fishing
O F Boat Fishing chega como o primeiro pontoon da Fluvimar dedicado à pesca. O barco de 6,5 metros de comprimento e capacidade para 12 pessoas será revelado em primeira mão aos visitantes do salão náutico. Portanto, por enquanto, não há fotos da embarcação finalizada, 
 
Ross SLR 245 Genesis
Projetada por Marcos Zenas, a SLR 245 Genesis foi construída do zero pela Ross Mariner e teve como objetivo unir linhas modernas, esportivas e com costado alto a funcionalidades diferenciadas para a categoria. Praticamente secreto, o modelo ainda não teve fotos divulgadas, apenas um spoiler de sua silhueta (que você confere abaixo). O barco deve chegar ao Boat Show em duas versões.
 
Sea-Doo linha 2025
A linha 2025 da Sea-Doo estará no salão com direito ao principal lançamento da marca — que só chegará às lojas brasileiras em outubro: GTX Limited 325. O modelo é equipado com motor 1630 ACE supercharged — o mais potente da marca. Outra novidade fica por conta do display LCD maior, de 10,25 polegadas.
O jet garante duas presilhas retráteis localizadas na parte traseira do deck para maior comodidade ao atracar. De acordo com a marca, o modelo traz melhor desempenho tanto na água salgada, quanto doce. Sua condução também chega mais precisa, já que dispõe de amortecedor hidráulico de direção, com três posições disponíveis.
 
Mestra 190
Para o presidente da Mestra Boats, José Eduardo Cury — mais conhecido como Zé da Mestra –, a nova 190 é um “barco inovador, ideal para quem está entrando na náutica”. Zé define a lancha como “um novo barco de entrada, maravilhoso, com qualidade e um monte de inovação.” Imagens do barco ainda não foram divulgadas.
 
Fibrafort linha Chrome Edition
Os modelos Focker 262 GTO e Focker 212 serão apresentados pela primeira vez no salão náutico paulista como parte da linha Chrome Edition, caracterizada pela tendência monocromática em tons de cinza stone grey com detalhes em Aqua.
A Focker 262 GTO é tida pela marca como um modelo moderno e esportivo. A lancha dispõe de 7,83 metros de comprimento e 2,57 metros de boca, com motorização de 250 hp a 300 hp. O barco leva até 12 pessoas para navegar.
A Focker 212, por sua vez, tem 21 pés e capacidade para até 8 passageiros. Sua plataforma de popa é ampla, e o barco dispõe de ambientes pensados para uma boa integração e aproveitamento de espaços, como um banco rebatível que, abaixado, une cockpit e popa com um solário e amplo sofá em U.
Solara 500 Skydeck
Um dos maiores atrativos da nova Solara 500 Skydeck — ainda sem imagens divulgadas — é a plataforma lateral expansível, ao lado da praça de popa. De acordo com a marca, a solução do deck beach lateral segue padrões internacionais de inovação e oferece bastante espaço a bordo. Além da ampla área de convivência, a nova lancha promete interiores confortáveis, com acabamento premium.
 
Flexboat Flex 670 e Flex 580
Os novos barcos da Flexboat, apenas com projeções artísticas divulgadas, por enquanto, chegam para substituir dois outros barcos do estaleiro. A nova Flex 670, substituta da SR-620, chega maior e com soluções para problemas do modelo anterior. Um deles estava em uma almofada, à frente do console, que obrigava o passageiro a ter que retirá-la para poder acessar o cooler — resolvido no novo barco.
O banco do piloto também foi melhorado. Antes duplo, o assento, que já possibilitava pilotagens sentadas ou de pé, fazia com que o acompanhante ao lado do piloto precisasse seguir sua escolha de navegação. Agora individuais, os assentos eliminaram o problema.
A Flex 580, por sua vez, assume o lugar da antiga SR-550. A nova embarcação ganhou uma plataforma de popa maior que sua predecessora, com a possibilidade de ser equipada com uma churrasqueira, para os momentos de lazer a bordo. No espaço, há ainda uma escada, que chega mais confortável.
Na proa, destaque para a nova carenagem — com lançador de âncora telescópico –, novas luzes de navegação e caixa de âncora maior.
 
Real 34 Cabriolet e Real 35 Cabriolet
Segundo Paulo Thadeu, CEO da Real Powerboats, as novas Real 34 Cabriolet e Real 35 Cabriolet foram pensadas para substituir, respectivamente, os modelos Real 33 Special e Real 35 SD. Elas receberam o conceito de um grande sucesso da marca: a Real 40 Cabriolet, já testada por NÁUTICA. A aposta é vista nas avantajadas áreas do cockpit e no fácil acesso à proa, por meio de passagem lateral.
Além disso, a Real 35 ganhou 30 centímetros a mais de casco, medida acrescentada também na largura da cama à meia-nau. Para maior conforto dos passageiros, o pé-direito da cabine saltou para 1,90 metro. Ambas as lanchas contam com design esportivo, que permite o ao condutor navegar sentado, com uma visão ampla do exterior.
Sessa KL 40
De volta às produções no Brasil a KL 40, da Sessa Marine, é um modelo esportivo com um casco completamente redesenhado que, segundo a marca, promove o aumento do desempenho e a maximização do consumo.
Além disso, o espaço do barco também é destaque. Para aproveitar melhor o mar, o layout da KL 40 foi estruturado com uma área de cockpit modular, contendo sofás conversíveis e dois terraços laterais, com abertura eletro-hidráulica, que oferecem uma área de convivência ainda mais ampla.
 
FS 355 (nova versão)
A FS 355, último lançamento da marca e conhecida como a “menina dos olhos” do estaleiro catarinense, chegará ao salão em uma nova versão: com motor centro-rabeta, pintura verde Oak Green e teto em black piano.
Lançada em abril deste ano, a embarcação de 35 pés tem boca de 3,50 metros e acomoda 15 passageiros durante o dia, além de quatro no pernoite. O modelo também oferece a possibilidade de ser equipado tanto com motor centro-rabeta, preferido dos brasileiros, quanto com motor de popa, queridinho dos norte-americanos.
 
Grand Ocean 37 (com motor de popa)
Design esportivo, cabine à meia-nau e bastante espaço são as três principais características da Grand Ocean 37, que atracará no salão com um motor de popa. O barco tem boca de 3,26 metros e pé-direito de 1,85 metro — que alcança cinco centímetros a mais no banheiro. O conforto a bordo é garantido para 12 pessoas durante o dia, ao passo que quatro adultos e uma criança conseguem pernoitar.
 
Boston Whaler 170, apresentada pela Master Marine
Embarcação de console central ideal para a prática da pesca, a americana Boston Whaler 170 traz caixa de pesca dianteira, integrada com dreno ao mar. São 5,28 metros de comprimento, que conferem à lancha espaço suficiente para até sete pessoas aproveitarem a embarcação, que navega com motorização de 115 cv.
 
Nuevaera Fliper
A uruguaia Nuevaera Marine atracará no salão com a Fliper, embarcação tida pelo estaleiro como “mais do que um jet e melhor do que uma lancha”. O modelo tem 4 metros de comprimento e 2 metros de boca, espaço que confere à embarcação a capacidade de transportar até seis pessoas.
Um dos destaques do barco fica por conta de seu meio de produção, já que é fabricado em monobloco de HDPE (polietileno de alta densidade). Trata-se de um plástico rígido, resistente à tração, tensão e compressão, com moderada resistência ao impacto.
 
NX 44 by Pininfarina
Apresentado em outros Boat Shows deste ano, o novo barco da NX Boats tem 3,77 metros de comprimento e é fruto de uma parceria com a Pininfarina América — estúdio americano da lendária casa de design italiana.
A embarcação acomoda até 20 passageiros, com pernoite para quatro. Pensada para unir design e funcionalidade, conta com área gourmet completa, com churrasqueira e pia, além de solários na proa.
Armatti 340 Solarium
O lançamento que será exibido em primeira mão no evento náutico tem 34 pés e espaços pensados para facilitar a circulação, armazenamento, lazer e descanso. Um dos destaques é a proa ampla, capaz de acomodar até três pessoas.
O modelo com hard top também conta com área gourmet com pia, churrasqueira e geleira, cabine capaz de acomodar até quatro pessoas, banheiro com sanitário separado e pé direito de 1,95 m. É possível equipá-lo com motores de popa ou centro-rabeta.
 
Jetcross Aqua Seeker
O Aqua Seeker, da Jetcross, é inspirado em embarcações comuns na Nova Zelândia: os mini jetboats. Esse tipo de barco, geralmente, é construído em alumínio, mas o novo modelo, fruto de uma parceria entre a Jetcross e o ex-piloto de Fórmula 2, Guilherme Samaia, chega em fibra de vidro, sendo que o barco ainda pode ser equipado com motores de até 325 hp.
A potência, aliada ao material do casco, garante, segundo a marca, que a embarcação navegue em águas rasas e até supere pequenos obstáculos, levando em seu interior até quatro pessoas. A Jetcross afirma ainda que o mini jetboat pode ser usado tanto em águas salgadas quanto doces, em atividades esportivas, de aventura, pescarias, competições ou lazer em rios, lagos, represas ou até no mar.
 
Kawasaki
Pouco depois de anunciar seu retorno ao Brasil, em junho deste ano, a Kawasaki marcará presença no São Paulo Boat Show através da concessionária Kawasaki One. Por lá, os amantes de adrenalina poderão conferir de perto os modelos Ultra 310 LX, STX 160 e SXR 160 — esse último, de pilotagem em pé.
 
Zath 328 HT
Em sua primeira participação no São Paulo Boat Show, a Zath Mariner levará ao público a lancha Zath 328 HT, de 10,33 metros, com boca de 2,96 metros. Com hard top, o modelo que já esteve no salão do Rio tem pé-direito de 1,90 m na cabine e no banheiro, sendo que acomoda 14 pessoas durante o dia (mais o comandante) e quatro no pernoite.
 
Xspeed 120
Praticidade de jet com conforto de lancha. É assim que a Xspeed define o modelo Xspeed 120, que estará exposto na versão Full, com capota como item de série. Homologada para até quatro pessoas, a lancha possui 4,45 metros de comprimento e boca de 1,60 metro. O modelo também conta com a versão Classic, de entrada, em que a capota entra como item opcional.
 
São Paulo Boat Show 2024
A 27ª edição do São Paulo Boat Show promete mudar o leme da vida dos amantes do universo náutico. Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reunirá mais de 120 marcas e 150 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Os visitantes ainda podem participar do sorteio de uma lancha no São Paulo Boat Show 2024.
 
Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. Em 2023, cerca de 150 embarcações foram expostas, desde pequenos barcos de entrada até os mais luxuosos iates.
 
Na ocasião, mais de 600 barcos foram vendidos e diversos negócios foram fechados em setores como tecnologia embarcada, motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como carros esportivos, resorts e helicópteros — todos expostos no Espaço dos Desejos.
 
 
SERVIÇO:
Evento: SÃO PAULO BOAT SHOW 2024 
Data: 19 a 24 de setembro de 2024
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP 
 
 
A BCS Eventos estará presente com as soluções inteligentes da plataforma SIGEVENT: 
  • Módulo de Expositores, montadoras e CAEX com sistema de formulários
  • Módulo operacional de análise e aprovação de projetos e documentos com JA Promoções & Eventos 
  • Sistema de inscrições de visitantes
  • Módulo de Secretaria com autoatendimento 
  • Controladores de acessos
  • Locação de coletores de dados
  • APP para captura de leads
  • Locação de equipamentos 
  • Suporte técnico presencial da BCS Eventos
 
Fonte: Revista e Portal Náutica – Barbara Mattana (https://nautica.com.br/sao-paulo-boat-show-2024-confira-barcos-lancamentos/) - Foto: Victor Santos