preloader image

Mercopar, maior feira de inovação industrial da América Latina, fomenta negócios e networking em Caxias do Sul

10/10/2025
Evento do Sebrae RS e Sistema FIERGS chega à 34ª edição neste ano e reunirá grandes e pequenas empresas de diversos estados brasileiros e do exterior
 
Diferentes públicos ligados à indústria estarão na maior feira de negócios e inovação do setor na América Latina, a Mercopar, que acontece em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, de 14 a 17 de outubro. A 34ª edição da feira vai fomentar negócios e networking, antecipar tendências e ser fonte de conteúdo técnico relevante para os segmentos da indústria, empreendedorismo e inovação. O evento é uma realização do Sebrae RS e do Sistema FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul). A participação do público em geral é gratuita e os interessados ainda podem se inscrever no site da feira.
 
A Mercopar reunirá cerca de 500 expositores e 60 startups. Empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, além de outros países, como a China, estarão no evento. A organização já comercializou 100% dos espaços destinados aos expositores. A feira reúne segmentos como metalmecânico, automação industrial, borracha, plástico, movimentação e armazenagem, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, atestando a grande diversidade do setor.
 
Os números de 2024 mostram o impacto do evento no setor industrial. O volume de negócios gerados foi de R$ 935 milhões, o que representa crescimento de 66% em relação ao ano de 2023. Durante os quatro dias da feira, foram registrados 42.184 visitantes presenciais, que tiveram a oportunidade de visitar 561 expositores. Também houve aumento de 80% no número de máquinas industriais expostas com relação a 2023.
 
Rodadas de negócios
A feira traz uma estrutura robusta de rodadas de negócios que se expandem em volume, diversidade e impacto, consolidando-se como um verdadeiro motor de desenvolvimento para grandes corporações e micro e pequenas empresas (MPEs). Um dos projetos dessas rodadas é o Comprador Nacional, no qual cem grandes empresas de fora do estado trazem demandas em busca de fornecedores. As pequenas empresas inscritas, que são 400, solicitam reunião de 15 minutos cada com essas grandes empresas e apresentam os produtos ou serviços.
 
Outro projeto é o Comprador Internacional aproxima empresas brasileiras de compradores da América Latina, com foco nos setores metalmecânico, automação industrial, energia, TI e serviços industriais. Serão 150 empresas vendedoras e 30 compradores. O terceiro Projeto Comprador é o Regional, que conecta compradores e fornecedores do próprio estado, criando um ambiente de negócios voltado para empresas que atuam na mesma região, especialmente no Rio Grande do Sul. Neste caso, serão 100 empresas compradoras e 400 empresas vendedoras.
 
Já no contraturno da feira, durante a manhã, acontece a Sessão de Negócios Mercopar. São 14 compradores e 42 vendedores de vários estados. As empresas são escolhidas pelo potencial de inovação, capacidade produtiva e alinhamento com os setores industriais da feira, e as MPEs são conectadas a compradores nacionais e internacionais.
 
Sebrae Nacional reforça parceria com Mercopar
Neste ano, o Sebrae Nacional levará à Mercopar 72 empresas expositoras, sendo 42 pequenos negócios tradicionais e 30 startups com soluções inovadoras para o setor. Os empreendimentos representam os estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, em fase final de aprovação, duas empresas de Pernambuco. Durante os quatro dias de evento, os expositores terão acesso a uma agenda exclusiva com 16 grandes empresas compradoras, além de participar de sessões de negócios, palestras, visitas técnicas e rodadas com investidores, no caso das startups.
 
Segundo Vicente Scalia, analista de Mercado da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae Nacional, a feira é realizada em um momento crucial do calendário empresarial, no último trimestre do ano, e contribui diretamente para a construção da agenda comercial de 2026 das empresas participantes. Ele analisa que a estratégia da feira, focada em negócios, está alinhada com o papel do Sebrae, que é levar empresas bem preparadas, de vários estados, para terem a oportunidade de expor os produtos ou serviços para empresas compradoras e terem acesso a um mercado nacional e internacional. 
 
Tendências e inovação
A Mercopar 2025 promete surpreender com um panorama das principais tendências e tecnologias que estão transformando a indústria nacional e global. Um dos destaques está na manutenção preditiva, tecnologia cada vez mais essencial para o aumento da eficiência das máquinas. A partir da instalação de sensores inteligentes, é possível monitorar em tempo real variáveis como vibração, temperatura, ruído e consumo energético. 
 
Outro ponto central na transformação da indústria, e amplamente explorado na feira, é a visibilidade da produção. Sensores instalados ao longo da linha produtiva coletam informações detalhadas sobre o desempenho operacional, como quantidade de itens produzidos, desperdícios, consumo de energia e produtividade por hora. Outro destaque são os chamados “gêmeos digitais”, uma das soluções mais fascinantes que estarão em exposição. Trata-se da utilização de uma réplica digital da fábrica, criada a partir dos dados coletados em tempo real.
 
Startups na feira
Por falar em inovação, as startups também terão seu espaço na Mercopar 2025. Isso porque a feira selecionou 60 startups (30 do RS e 30 de outros estados) que vão expor seus produtos e serviços no Espaço de Inovação da feira. As empresas participantes obedeceram a alguns critérios: ter CNPJ e sede em território brasileiro; estar enquadrada como microempresa com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões ao ano; e que a solução oferecida pela empresa seja aderente à temática da Mercopar, ou seja, ligada à indústria.
 
O público-alvo desta ação da Mercopar são startups em fase de operação – ou seja, com produto ou um MVP (mínimo produto viável) que esteja no mercado em busca de mais clientes e expansão da operação – ou tração – o que significa uma startup madura, em momento de crescimento de vendas, clientes e marketshare (participação de mercado). Outro detalhe importante são as pontuações extras para empresas lideradas por membros de grupos minoritários da sociedade ou que valorizem em seu quadro funcional esses grupos. Com isso, empresas ligadas à população negra, indígena ou LGBTQIAPN+, entre outras, têm uma oportunidade de expansão e visibilidade.
 
Segmento automotivo em pauta
O segmento automotivo também terá espaço na Mercopar 2025. Haverá um encontro de negócios inédito na feira, que promete estreitar laços entre pequenas e médias empresas do setor metalmecânico e gigantes da indústria automobilística. Indúsrias como BYD, Ford, Renault e Hyundai estarão no evento. Cada empresa terá 45 minutos para apresentar suas principais demandas, canais de acesso e pré-requisitos para novos fornecedores. O objetivo é identificar sinergias e abrir portas para oportunidades reais de fornecimento, promovendo diálogo direto entre as montadoras e os empreendedores locais. 
 
Também será realizado o Fórum da Cadeia Automotiva, promovido pelo APL Metalmecânico e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), um espaço de debate e articulação entre lideranças empresariais, especialistas e representantes institucionais. Serão abordadas tendências de mercado, desafios da indústria, tecnologias emergentes e oportunidades de exportação.
 
Tour guiado
A feira terá também a oportunidade de o público conhecer as principais informações sobre o desenvolvimento da indústria inteligente no Tour Guiado, uma verdadeira imersão na feira e acompanhar de perto alguns dos expositores e suas tecnologias para o setor. Grupos de 25 pessoas serão levados por um guia para entender quais os caminhos trilhados no futuro da indústria. A organização faz uma curadoria dos expositores a serem visitados e conta, durante o Tour, o desenvolvimento e a história da indústria inteligente, além de temas como robótica, manutenção preditiva, novos materiais e Indústria 4.0
 
Este será o sétimo ano em que a feira terá o tour guiado. Devido ao grande volume de visitantes e expositores da Mercopar, a organização do evento opta por possibilitar aos participantes essa imersão. São três visitas por dia, com duração de 50 minutos cada, sempre gratuitas e abertas para o público em geral que participa no evento. A inscrição para o tour é realizada por meio do chatbot da Mercopar no whatsapp. A saída dos grupos para a visitação acontece no Espaço Mercopar, entre os pavilhões 1 e 2, no estande do Tour Guiado.
 
Visitas técnicas às indústrias
Outra atividade da feira e que é muito aguardada pelo público são as visitas técnicas organizadas pelo Sebrae RS, que acontecem no contraturno da programação da feira. Serão uma oportunidade para o visitante ter contato com indústrias locais, conhecer o polo industrial e a pujança da região, histórias inspiradoras de empreendedores de sucesso, boas práticas de gestão, processos e inovação industrial.
 
A demanda crescente por essa atividade levou o Sebrae RS a reestruturar o modelo das visitas, buscando oferecer uma experiência ainda mais conectada com a realidade da indústria local, a inovação e as boas práticas de gestão. Serão quatro dias de visitas técnicas, com 20 roteiros divididos em duas frentes: visitas técnicas a indústrias de médio e grande porte de Caxias do Sul e região; e o roteiro da inovação, com foco em tecnologia e instituições parceiras do ecossistema.
 
Missões Empresariais das Regionais do Sebrae
Sete regionais do Sebrae RS – Metropolitana; Centro; Vales do Taquari e Rio Pardo; Noroeste; Sinos, Caí e Paranhana; Sul; e Norte – vão promover dezenas de missões empresariais. Os inscritos têm direito a transporte gratuito e acesso à feira em Caxias do Sul. As despesas pessoais, como alimentação, ficam por conta de cada participante. 
 
A logística é um incentivo extra para empresários de cada região, dando oportunidade de estarem em um evento que, além dos negócios, é preparado para conexões e networking, uma das grandes marcas da Mercopar. O Sebrae RS organiza as missões à Mercopar para que os empresários tenham tranquilidade para viver a melhor experiência da feira. O local é palco para que a indústria brasileira apresente todo seu diferencial competitivo, seja em tecnologia, seja em processos ou em boas práticas. 
 
Parceria com o governo do estado
Neste ano, a Mercopar, maior feira de inovação industrial da América Latina, contará novamente com a participação da Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). A pasta oferecerá um espaço que abrigará 30 startups do Rio Grande do Sul, selecionadas a partir de edital do Sebrae Nacional.
 
“Assim como nos anos anteriores, queremos incentivar a presença de empreendimentos inovadores na Mercopar. O evento é uma grande oportunidade de estabelecer conexões e debater temas relevantes para o setor industrial, com um olhar para os desafios impostos pelas mudanças climáticas”, aponta a titular da Sict, Simone Stülp.
 
Além da parceria com a Sict, a Mercopar e o governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) se uniram também para oportunizar a participação de 31 micro e pequenas empresas gaúchas de 16 municípios na feira multissetorial de inovação industrial que acontecerá de 14 a 17 de outubro em Caxias do Sul. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais, que recebeu 72 inscrições em seu edital de chamamento.
 
Ritmo acelerado
A montagem da estrutura começou no último dia 27 de setembro e segue trabalhos intensos e programados. Cerca de 2 mil trabalhadores se empenham para que tudo esteja pronto para o evento. Nos primeiros dias de montagem, o trabalho foi de marcações do espaço que será utilizado e destinado para cada setor e estande da feira. Com o passar dos dias, as equipes passaram a se concentrar também na instalação de internet e ar comprimido, além da parte elétrica e hidráulica. 
Sheila Campesato, gestora de Projetos da Mercopar, explica que um cronograma logístico é obedecido para melhor organizar a feira. “Por exemplo, são muitas máquinas que serão utilizadas e precisamos de uma inteligência de montagem, para testar equipamentos. Fazemos também uma consultoria de NR2 para saber se todos esses equipamentos estão adequados à legislação. Temos toda uma preocupação em relação à segurança no evento para todos os envolvidos”, comenta.
 
 
SERVIÇO
Evento: 34ª MERCOPAR
Data:  14 a 17 de outubro de 2025
Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva – Caxias do Sul/RS
 
 
A BCS Eventos estará presente com as soluções inteligentes da plataforma SIGEVENT: 
  • Módulo de Expositores e CAEX
  • Módulo operacional de análise e aprovação de projetos e documentos
  • Sistema de credenciamento de visitantes
  • Módulo de Secretaria com autoatendimento
  • Sistema de Rodada de Negócios com consulta de agenda, encaixe, controle de fila de espera, chamada em painel de LED e envio de SMS
  • Vínculo entre código da credencial e empresa inscrita na Rodada de Negócios
  • Controladores de acesso e leitor de código de barras
  • Locação de coletores de dados
  • APP para Captura de Leads
  • Locação de equipamentos 
  • Suporte técnico presencial 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Feira – Agência Entremeios Comunicação – Leydiane Alves e Adrianne Vitoreli