preloader image

Maré de Oportunidades: litoral recebe capacitações para ambulantes com foco em sustentabilidade

24/11/2025
Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná recebem as oficinas de capacitação e ampliam o debate sobre turismo responsável e geração de renda durante o ano
 
O programa Maré de Oportunidades realiza no fim de novembro mais uma etapa de qualificação com foco na melhoria do atendimento, organização e profissionalização de trabalhadores que atuam na orla e no comércio do litoral. Três encontros serão promovidos nos dias 25, 26 e 27 de novembro, entre 18h30 e 21h30, respectivamente em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
 
Resultado de parceria entre Sebrae/PR com o Sistema Fecomércio PR, Sesc, Senac prefeituras municipais, associações comerciais, associações das micro e pequenas empresas locais (Ampec) e a Adetur Litoral, os eventos são destinados a ambulantes, Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
 
O objetivo é abrir espaço para aprofundar a discussão sobre sustentabilidade e valorização do litoral ao longo de todo o ano, não apenas na alta temporada. A consultora do Sebrae/PR, Catiane dos Santos, destaca que os encontros encerram um ciclo de oficina iniciados em outubro e também trazem um tema novo e estratégico.
 
“Vamos celebrar toda essa jornada de desenvolvimento dos últimos meses e também ampliar a conversa. Além de consolidar os aprendizados das oficinas, trazemos um novo tema: o ambulante e a sustentabilidade de um destino turístico. Isso é fundamental, porque o litoral do Paraná vive o turismo o ano todo e os ambulantes têm um papel direto na experiência de quem nos visita. Quando eles se capacitam, se organizam e incorporam práticas sustentáveis, ganham os negócios, ganha o visitante e ganha o território”, afirma Catiane.
 
Uma das palestrantes convidadas é a empreendedora social que trabalha pelo turismo responsável Marianne Costa, que irá abordar o tema “Voz ativa por um turismo com propósito”. Ela ressalta que a proposta vai além da teoria e visa estimular ações práticas, ajustes de rotina e um novo discurso comercial entre os pequenos empreendedores.
“O objetivo da palestra é que eles entendam como a sustentabilidade está presente no dia a dia do trabalho deles e como podem incorporar essas práticas no seu discurso comercial. O turismo é feito por micro e pequenos empreendedores e pequenas ações e ajustes podem tornar o negócio mais rentável e, ao mesmo tempo, mais responsável”, afirma.
 
Desenvolvimento econômico e turístico
O Programa Maré de Oportunidades, que começou com foco na qualificação de vendedores ambulantes de praia, evoluiu para um esforço integrado de qualificação que envolve todo o trade turístico e o comércio local. A nova fase busca garantir que a experiência dos visitantes e, consequentemente, a geração de renda no litoral seja positiva o ano inteiro, não apenas na alta temporada. Parceiros como Sistema Fecomércio PR, Senac, associações comerciais e Ampec locais e as prefeituras atuam para garantir estrutura, divulgação e adesão das categorias envolvidas.
A secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos, Kássia Novochadlo, enfatiza a importância da colaboração entre a Prefeitura, o Sebrae/PR e os demais parceiros para as qualificações estratégicas que visam o desenvolvimento econômico e possuem reflexos sociais no município.
 
“Esse trabalho fortalece economicamente e socialmente a categoria dos ambulantes, que são o cartão de visita para o turista. A boa percepção do visitante sobre nossa cidade depende do desempenho desse trabalho. Por isso, apoiamos integralmente o Programa Maré de Oportunidades oferecendo espaços e estrutura para que as capacitações aconteçam e para que o projeto atue não apenas na temporada, mas durante todo o ano”, afirma a secretária.
 
Rafael Rodrigues Mecatti, ambulante há três anos em Pontal do Paraná, comercializa chapéus, bolsas, bonés, viseiras, cangas e brinquedos. Ele participou de edições anteriores e conta que a versão atual aproximou palestrantes e público, com grupos menores e maior troca.
 
“Os palestrantes ficaram mais perto da gente e deu para absorver melhor o conteúdo. Aprendi a me organizar no dia a dia, a melhorar o atendimento ao turista e a usar redes sociais para impulsionar as vendas. Depois da formação, minha performance melhorou muito”, conta o ambulante.
 
A ambulante Larissa Isabel Rosa vende porções e bebidas em Matinhos. Ela destaca que o Programa Maré é uma oportunidade única que muda o jeito de empreender.
 
“Queremos preparar o público e serviços para a temporada e consolidar um calendário ampliado de qualificações para 2026. Junto com os nossos parceiros, queremos ampliar a periodicidade das formações ao longo do próximo ano, transformando a qualificação em política contínua de desenvolvimento”, afirma.
 
O Programa Maré de Oportunidades é 100% gratuito e oferece ferramentas práticas para quem quer profissionalizar o negócio, aumentar vendas e contribuir para uma imagem turística mais sólida e sustentável da região.
 
SERVIÇO
Evento: MARÉ DE OPORTUNIDADES 2025
Data:  25 a 27 de novembro de 2025
Local: 
25/11 — Sesc Caiobá, Matinhos
26/11 — Centro de Eventos, Guaratuba
27/11 — Ginásio de Esportes da Escola Municipal Luiz Amatuzzi — Balneário Shangrilá, Pontal do Paraná
 
A BCS Eventos estará presente com as soluções inteligentes da plataforma SIGEVENT: 
  • Sistema de inscrições de visitantes
  • Módulo de Secretaria com autoatendimento
  • Locação de equipamentos
  • Suporte técnico presencial